Shirley Maria – Língua Portuguesa

ARTIGO DE PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS

1 ESTRUTURA

O artigo de publicação periódica obedece a uma estrutura básica própria, assim descrita:

– Cabeçalho

– Resumo (na língua do texto)

– Texto

     Introdução

     Revisão de literatura

     Desenvolvimento

         Material e Métodos

         Resultados e Discussão

     Conclusão

– Resumo(s) em outro(s) idioma(s)

– Agradecimentos

– Anexos e/ou Apêndices

– Referências bibliográficas

a) Cabeçalho

Inclui os seguintes elementos:

–     classificação: os artigos devem ser classificados por assunto, recomendando-se a CDU (Classificação Decimal Universal) com o objetivo de facilitar sua difusão em nível internacional. Localiza-se na margem superior direita da página;

–     título do artigo: deve ser claro e objetivo, po­dendo ser completado por um subtítulo. Deve ser escrito na mesma língua do texto, seguido de versões para outros idiomas, quando for de inte­resse da revista. Evitar abreviaturas, parênteses e fórmulas que dificultem a compreensão do conteúdo do artigo. Quando se tratar de uma tradução, o(s) nome(s) do(s) tradutor(es) e o título original do trabalho devem constar em nota de rodapé;

–     nome do autor e colaborador(es): deve-se indicar o nome por extenso, depois do título; suas credenciais (referentes ao assunto do artigo)
serão indicadas em nota de rodapé.

b) Resumo

Um resumo de conteúdo deve-se localizar antes do texto, se escrito na língua deste; e após o texto, se redigido em outros idiomas, de acordo com as normas da revista.

c) Palavras-chave

Algumas publicações solicitam dos autores a indicação de palavras significativas do conteúdo do artigo, para facilitar a elaboração posterior de um índice de assunto.

d) Notas

Devem ser reduzidas ao mínimo e colocadas em rodapé. A primeira página do artigo poderá conter as seguintes notas: data em que o artigo foi recebido para publicação (importante quando se tem necessidade de provar a originalidade de uma ideia ou descoberta), qualificações, títulos ou credenciais do(s) autor(es);

Recebido para publicação em 10/10/85

‘ Professor da Faculdade de Letras da UFMG.

e) Texto

O texto de artigo de publicação periódica, como qualquer outro trabalho científico, divide-se, basi­camente, em três partes: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.

• Introdução

Exposição breve do tema tratado, apresentando-o de maneira geral e relacionando a literatura consul­tada com o assunto do artigo. A introdução deve expor preliminarmente o tema; apresentar defini­ções, conceituações, pontos de vista e abordagens; justificativa da escolha do tema; objetivos e plano adotado para o desenvolvimento da pesquisa ou do estudo; deve situar o problema da pesquisa no contexto geral da área e indicar os pres­supostos necessários à sua compreensão. Não se aconselha a inclusão de ilustrações, tabelas e gráficos, na introdução.

• Revisão de literatura

Pode ser incluída na introdução ou apresentada se­paradamente. Deve citar textos que tenham embasado o desenvolvimento do trabalho. A revisão da litera­tura citada deve ser apresentada preferencialmente em ordem cronológica, conforme evolução do as­sunto, observando-se as normas para citação no tex­to.

• Desenvolvimento

Núcleo do trabalho onde o autor expõe, explica e demonstra o assunto em todos os seus aspectos. Deve-se adotar o sistema de numeração progressi­va para a divisão do tema. Para relatos de pesqui­sa, o artigo pode apresentar a seguinte subdivisão:

– Material e métodos (Metodologia)

Descrição do material e dos métodos para o desenvolvimento da pesquisa e indicação breve das técnicas e processos utilizados na investigação. Modelos de questionários, entrevistas ou qualquer outro material complementar usado na pesquisa devem ser apresentados como anexos.

– Resultados e discussão

Este item visa discutir, confirmar ou negar hipóteses e/ou confirmar resultados da pesquisa indicados anteriormente na introdução. Expõe de forma detalhada, racional, objetiva e clara o resultado da pesquisa, permitindo ao leitor completa assimilação da investigação realizada. Dependem do estilo do autor ou da necessidade, o item “discussão” pode ser apresentado separadamente dos resultados.

• Conclusão

É a parte final do trabalho e deve incluir, antes de tudo, uma resposta para a problemática do tema proposto na introdução. É uma decorrência lógica e natural de tudo que a precede. Deve ser breve, concisa e referir-se às hipóteses levantadas e discutidas anteriormente. O autor pode expor seu ponto de vista pessoal com base nos resultados que avaliou e interpretou. Esse item pode incluir também recomendações e/ou sugestões de outras pesquisas na área.

f) Agradecimento

Localiza-se logo em seguida ao texto, precedendo as referências bibliográficas.

g) Anexos e/ou apêndices

Constituindo-se de material complementar ao texto, devem ser incluídos somente quando imprescindíveis à sua compreensão.

h) Referências bibliográficas

Relação das fontes utilizadas pelo autor.

RECOMENDAÇÕES:

– ilustrações (gráficos, mapas, gravuras, fotografias, tabelas e outras) objetivam complementar o texto, explicando e simplificando seu entendimento. Devem localizar-se tão perto quanto possível do lugar onde são mencionadas no texto;

–   artigos publicados em partes, em dois ou mais fascículos, devem conter as palavras “continua”, no fim do texto publicado, “continuação”, depois do título do texto subsequente, e “fim”, depois do título da última parte. Pode-se também optar pelo acréscimo ao título do número de cada parte, devendo a última ser indicada. Os artigos devem começar no alto da página, preferencialmente ímpar; deve-se evitar a fragmentação de um artigo longo em diversas partes no mesmo fascículo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FRANÇA, Júnia Lessa; VASCONCELOS, Ana Cristina de. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 9 ed. Maria Helena de Andrade Magalhães, Stella Maris Borges (Col.). Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.