Shirley Maria – Língua Portuguesa

PRONOME RELATIVO ONDE E REGÊNCIA

Pronomes são palavras que substituem os substantivos ou os determinam, indicando a pessoa do discurso. Pessoa do discurso é a que participa ou é objeto do ato da comunicação. (CEGALLA, 2007, p. 178)

Pronomes relativos são palavras que representam substantivos já referidos, com os quais estão relacionados. Daí denominarem-se relativos (O lugar onde paramos era deserto). (CEGALLA, 2007, p. 184)

Observação:

Onde, como pronome relativo, tem sempre antecedente e equivale a em que: A casa onde moro foi de meu avô. [onde = em que] (CEGALLA, 2007, p. 185)

  

Regência

(Técnico da Receita Federal – 2005/2006) Lê-se no Manual de Redação da Presidência da República:

onde

Como pronome relativo significa ‘em que (lugar)’: A cidade onde nasceu.

Com base nessa definição e nas demais funções morfossintáticas que o termo onde pode desempenhar, aponte a frase na qual o emprego de tal termo está incorreto.

a) (…) o método utilizado pode afastar os auditores, pela falta de estrutura, da descoberta dos grandes esquemas de corrupção. Porque ele está muito voltado a atender à grande novidade inventada por Waldir Pires, os sorteios dos municípios. Ali, faz-se uma auditoria por amostragem, onde pegar um grande esquema dependerá, como tudo num sorteio, da sorte.

b) O Portal da Transparência é até onde a CGU conseguiu tornar possível a sua ideia de tornar público o Sistema Integrado de Administração Financeira (…).

c) ‘Cultura’ é um termo quase infinitamente maleável. (…) Sua origem ou, pelo menos, até onde se possa saber, seu sentido primitivo parece se relacionar com a criação, descoberta ou invenção da agricultura (…).

d) Passada a euforia da libertação, muitos ex-escravos regressaram a suas fazendas, ou a fazendas vizinhas; para retomar o trabalho por baixo salário. Dezenas de anos após a abolição, os descendentes de escravos ainda viviam, nas fazendas, uma vida pouco melhor do que a de seus antepassados escravos. Outros dirigiram-se às cidades, como o Rio de Janeiro, onde foram engrossar a grande parcela da população sem emprego fixo.

e) Onde havia dinamismo econômico provocado pela expansão do café, como em São Paulo, os novos empregos, tanto na agricultura como na indústria, foram ocupados por milhares de imigrantes italianos que o governo atraía para o país. Lá, os ex-escravos foram expulsos ou relegados aos trabalhos mais brutos e mais mal pagos.

(Fontes: Rudolfo Lago, Correio Brasiliense, 24/10/2005; Nelson Archer, Relativismo cultural e multiculturalismo, FSP, 31/10/2005; José Murilo de Carvalho, Cidadania no Brasil: o longo caminho, p. 52)

Resposta: A

A opção A incorre em erro porque, neste caso, o pronome relativo ´onde´ não está retomando um substantivo que indique um lugar, mas sim a palavra “amostragem”. Substitua o pronome ´onde´ por ´em que´ para confirmar.