Shirley Maria – Língua Portuguesa

CRASE 1

Primeiro, crase não é acento gráfico. Crase é o fenômeno da língua portuguesa em que duas letras se fundem formando uma só. E esse fenômeno é marcado com o acento indicador de crase, que é o acento grave. Fica sendo assim: “à”.

Segundo, recordemos o que são gêneros e artigos. Para simplificar, tenhamos logo em mente que são dois os gêneros que as palavras podem ter: masculino e feminino. E o artigo acompanha o gênero da palavra. Dividem-se em duas categorias: definidos (o, a, os, as) e indefinidos (um, uma, uns, umas). Ex.: A moça / O rapaz.

Terceiro: vamos também recordar o que é preposição. “Preposição é a palavra invariável que liga duas palavras ou expressões indicando relações ou circunstâncias.” Estabelece relação entre o antecedente e o consequente. Exemplo:

Viajou para São Paulo.

Viajou: antecedente.

São Paulo: consequente.

Para: preposição.

São várias as preposições (a, ante, após, até, contra, conforme etc.), mas para explicar a crase utilizaremos apenas a preposição “a”.

Ocorre crase quando fundimos a preposição “a” com o artigo feminino “a”.

Como fica evidente, nunca ocorrerá crase antes de palavras masculinas, visto que o artigo que caberia seria o masculino, “o”, o que resultaria em “ao”. Aliás, ajuda bastante localizar o artigo substituindo a palavra após a preposição e / ou artigo por uma do gênero masculino. Se couber o artigo “o” e permanecer a preposição “a” após a substituição, então, há crase.

Exemplos:

Fui a + a escola. (Fui à escola)

Fui a + o colégio. (Fui ao colégio.)

Se não couber o “o” ou se o “a” desaparecer é sinal que, ou não há preposição, ou não há artigo. Logo, não há crase. Exemplos:

Escrevi a carta.                              Escrevi o bilhete.

                    (aqui há apenas o artigo)

Escrevi a caneta.                           Escrevi a lápis.

                (aqui há apenas a preposição)

Mas e quando as palavras que vêm depois são verbos? Verbos são masculinos ou femininos? Em nossa língua, os verbos são considerados palavras do gênero masculino, portanto, lá vai outra regra: não pode haver crase antes de verbos. Exemplos:

Está prestes a sair de casa.

Passa a vida a matar o tempo.

Mercadorias a partir de R$1,99.

Então, memorizem estas regras: identificar a existência da preposição e do artigo e, nesse caso, trocar o gênero da palavra por masculino e verificar se cabe “ao”. E antes do verbo, não se usa crase. Com essas duas regras, vocês sanarão parte das dúvidas, mas como vão ver, ainda tem mais!