Shirley Maria – Língua Portuguesa

PROVA DISCURSIVA – CESPE 2012

Nesta prova, faça o que se pede, usando, caso deseje, o espaço para rascunho indicado no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DISCURSIVA, no local apropriado, pois não será avaliado fragmento de texto escrito em local indevido.

Qualquer fragmento de texto além da extensão máxima de linhas disponibilizadas será desconsiderado.

Ao domínio do conteúdo serão atribuídos até 10,00 pontos, dos quais até 0,50 ponto será atribuído ao quesito apresentação e estrutura textual (legibilidade, respeito às margens e indicação de parágrafos).

———————————————————

Na última década, em torno de 70% dos incidentes e acidentes do transporte aéreo foram causados, pelo menos em parte, por falha da tripulação em se utilizar de todos os recursos disponíveis na aeronave. Pesquisas demonstram que essas ocorrências partilham muitas características, relacionadas ao objeto de estudo da doutrina de gerenciamento dos recursos de cabine.

Agência Nacional de Aviação Civil. Manual do Facilitador de CRM (com adaptações).

———————————————————

Tendo o texto acima como referência inicial, discorra sobre os aspectos que contribuem para as falhas das tripulações. Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

. deficiência na tomada de decisão; [valor: 3,50 pontos]

. deficiência ou falha na liderança; [valor: 3,00 pontos]

. falta de consciência situacional. [valor: 3,00 pontos]