Shirley Maria – Língua Portuguesa

Texto narrativo

  1. Fato

É o acontecimento que merece ser contado. Os fatos ordenados em uma sequência dão sustentação à história. Ao encadeamento desses acontecimentos dá-se o nome de enredo.

  1. Personagem

É cada ser que participa dos fatos, do enredo, da história. Pode ser uma pessoa, um animal ou até mesmo um objeto. Quando há vários personagens, é possível dividi-los, segundos sua importância na história, em principais ou secundários.

  1. Espaço

É o local onde o fato acontece, onde os personagens se movimentam. Pode ser caracterizado fisicamente, como uma fábrica, um colégio, uma rua em Bagdá ou São Paulo; socialmente, expondo as condições socioeconômicas e ideológicas do local; ou psicologicamente, refletindo o interior ou o estado psicológico dos personagens.

  1. Tempo

Quando marca a duração do fato, aponta o início e o término da história, dizemos tratar-se de tempo cronológico. Já quando não é mensurável – pode ser percebido, mas não pode ser calculado, pois se passa no pensamento do personagem -, o tempo é psicológico.

  1. Narrador

É quem conta a história. Basicamente, o narrador pode participar ativamente da história, sendo um dos personagens (narração em primeira pessoa – eu, nós), ou manter-se distante dos acontecimentos, colocando-se apenas como observador (narração em terceira pessoa – ele/s, ela/s).

Quanto à estrutura linguística da narração, podemos ressaltar o predomínio de verbos de ação e a importância da progressão temporal que determina uma ordem na sequência de ações. Os verbos, geralmente, apresentam-se no tempo passado e a progressão temporal é marcada pelos advérbios de tempo.