CLASSES GRAMATICAIS
As classes de palavras ou classes gramaticais são dez:
Classes variáveis e invariáveis
As dez classes gramaticais ou também chamadas de classes morfológicas ou classes de palavras ainda são divididas em dois grupos: as variáveis e invariáveis.
As classes variáveis podem ser flexionadas, ou seja, as palavras dessas classes aceitam sofrer alterações de acordo com plural e singular, masculino e feminino, isto é, variam em gênero, número ou grau. São elas:
Substantivo: É a palavra que nomeia os seres em geral, desde objetos, fenômenos, lugares, qualidades, ações, dentre outros. Exemplos: Ana, Brasil, beleza.
Flexões: Gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (aumentativo e diminutivo).
Verbo: É a palavra que indica ações, estado ou fenômeno da natureza. Exemplos: existir, sou, chovendo.
Flexões: Pessoa (primeira, segunda e terceira), número (singular e plural), tempo (presente, pretérito (passado) e futuro), modo (indicativo, subjuntivo e imperativo) e voz (ativa, passiva e reflexiva).
Adjetivo: É a palavra que caracteriza, atribui qualidades aos substantivos. Exemplos: feliz, superinteressante, amável.
Flexões: Gênero (uniforme* e biforme**), número (simples e composto) e grau (comparativo e superlativo).
* São aqueles que apresentam uma única forma, que serve tanto para o masculino quanto para o feminino (a criança, por exemplo).
** São aqueles que apresentam duas formas, uma para o masculino e outra para o feminino (gato-gata).
Pronome: É a palavra que substitui ou acompanha o substantivo, indicando a relação das pessoas do discurso.
Exemplos: eu, contigo, aquele. Flexões: Gênero, número e pessoa (1ª, 2ª, 3ª).
Artigo: É a palavra que antecede o substantivo. Exemplos: o, os, a, as, um, uns, uma, umas. Flexões: Gênero e número.
Numeral: É a palavra que indica a posição ou o número de elementos. Exemplos: um, primeiro, dezena.
Flexões: Os numerais cardinais que variam em gênero são um/uma, dois/duas e os que indicam centenas – duzentos/duzentas; trezentos/trezentas; quatrocentos/quatrocentas etc. Os cardinais como milhão, bilhão variam em número: milhões, bilhões. Os demais cardinais são invariáveis. Já os numerais ordinais variam em gênero e número: primeiro(s), primeira(s).
Já as classes advérbio, conjunção, interjeição e preposição são classes invariáveis, pois elas não aceitam nenhuma alteração, permanecem iguais, independente se estão sendo usadas no plural, singular, masculino ou feminino.
Preposição: É a palavra que liga dois elementos da oração. Exemplos: a, após, para.
Conjunção: Além da preposição, há outra palavra que, na frase, é usada como elemento de ligação: a conjunção. Por exemplo: A menina segurou a boneca e mostrou quando viu as amiguinhas.
Deste exemplo, podem ser retiradas três informações: 1) segurou a boneca; 2) a menina mostrou; 3) viu as amiguinhas.
Cada informação está estruturada em torno de um verbo: segurou, mostrou, viu. Assim, há nessa frase três orações:
1ª oração: A menina segurou a boneca
2ª oração: e mostrou
3ª oração: quando viu as amiguinhas.
A segunda oração liga-se à primeira por meio do “e“; e a terceira oração liga-se à segunda por meio do “quando“. As palavras “e” e “quando” ligam, portanto, orações. As conjunções são, deste modo, conectivos.
As conjunções são classificadas de acordo com o tipo de relação que estabelecem. As conjunções que relacionam orações independentes ou sintaticamente equivalentes são chamadas de conjunções coordenativas. Já, as conjunções que relacionam orações dependentes, ou seja, que ligam a oração principal a uma oração que lhe é subordinada são chamadas de conjunções subordinativas.
Observe:
O professor explicou o conteúdo e os alunos fizeram os exercícios.
e: conjunção coordenativa – liga orações independentes.
Se o professor explicar o conteúdo, os alunos poderão resolver os exercícios.
Se: conjunção subordinativa – liga orações dependentes.
Interjeição: É a palavra que exprime emoções e sentimentos. Exemplos: Olá! Viva! Psiu!
Advérbio: É a palavra que modifica o verbo, o adjetivo ou outro advérbio, exprimindo circunstâncias de tempo, modo, intensidade, entre outras. Exemplos: melhor, demais, ali. Embora seja considerado invariável porque não sofre flexão de gênero e número, alguns advérbios apresentam flexões de grau: comparativo (exemplo: de igualdade: tão + advérbio + quanto (= como) – Renato fala tão alto quanto João.) e superlativo (exemplo: sintético: formado com sufixos – Renato fala altíssimo.).
EXERCÍCIOS – Parte I
Questão 1
Indique a que classe de palavras pertencem as palavras em negrito.
- As meninas são tão corajosas quanto os meninos.
- Coragem!
- Falta a coragem…
- Com seus trinta anos já era para ter juízo.
- Há uns anos não sabia o que fazer da vida.
- Fazer o bem sem olhar a quem.
- Os trabalhos ficaram muito bem feitos.
- Fui bem na prova.
- Ainda bem!
- Queremos encomendas a dobrar.
- Fiz o dobro do trabalho e não adiantou.
- Aqueles sim são clientes.
- Perante seu discurso senti-me motivado.
- Estou motivado porque o palestrante transmitiu motivação.
Questão 2
Das classes de palavra abaixo, as invariáveis são:
a)
interjeição – advérbio – pronome possessivo.
b) numeral – substantivo – conjunção.
c) artigo – pronome demonstrativo – substantivo.
d) adjetivo – preposição – advérbio.
e) conjunção – interjeição – preposição.
Questão 3
Assinale a frase cujas palavras sublinhadas sejam substantivo e pronome, respectivamente:
a) A lata de doce é dele.
b) A Inglaterra é um país muito bonito.
c) Fale sobre tudo o que lhe perguntar.
d) As pessoas estão inconformadas.
e) Os refugiados não queriam sair do alojamento.
Questão 4
As expressões sublinhadas correspondem a um adjetivo, exceto em:
a) João Fanhoso anda amanhecendo sem entusiasmo.
b) Demorava-se de propósito naquele complicado banho.
c) Os bichos da terra fugiam em desabalada carreira.
d) Noite fechada sobre aqueles ermos perdidos da caatinga sem fim.
e) E ainda me vem com essa conversa de homem da roça.
Questão 5
A palavra ‘encarecidamente’ pertence à classe dos(as):
a) Substantivos
b) Verbos
c) Adjetivos
d) Advérbios
e) Artigos
Questão 6
Marque a alternativa em que haja um artigo definido e um artigo indefinido, respectivamente:
a) Roberta é a melhor aluna dessa classe.
b) Gostaria de comprar um celular novo e a sandália daquela loja.
c) Uma boa noite de sono é a melhor maneira de evitar o estresse.
d) A casa que comprei é um pouco antiga.
e) Nenhuma das alternativas anteriores.
Questão 7
Em “Tem bocas que murmuram preces…”, a sequência morfológica é:
a) verbo-substantivo-pronome
relativo-verbo-substantivo.
b) verbo-substantivo-conjunção integrante-verbo-substantivo.
c) verbo-substantivo-conjunção coordenativa-verbo-adjetivo.
d) verbo-adjetivo-pronome indefinido-verbo-substantivo.
e) verbo-advérbio-pronome relativo-verbo-substantivo.
Questão 8
Marque o item em que a análise morfológica da palavra sublinhada não está correta:
a)
Ele dirige perigosamente – (advérbio).
b) Nada foi
feito para resolver a questão – (pronome indefinido).
c) O cantar dos
pássaros alegra as manhãs – (verbo).
d) A metade da
classe já chegou – (numeral).
e) Os jovens gostam de cantar música
moderna – (verbo).
GABARITO
Questão 1
- Adjetivo 2. Interjeição 3. Substantivo 4. Pronome 5. Artigo 6. Substantivo 7. Adjetivo 8. Advérbio
9. interjeição 10. Verbo 11. Numeral 12. Substantivo 13. Preposição 14. Conjunção
Questão 2: Letra E – Comentário: Palavras invariáveis são aquelas que não se flexionam em gênero, número e grau. Nesse grupo estão os advérbios, as preposições, as conjunções e as interjeições.
Questão 3 – Letra A. A alternativa A é a única que apresenta palavras sublinhadas classificadas como substantivo (lata) e pronome (dele).
Questão 4 – Letra B. Na alternativa B, a expressão ‘de propósito’ é formada por uma preposição e um substantivo com função de advérbio (relacionada ao verbo ‘demorar’), indicando a forma (proposital) como ocorria a demora no banheiro, ou seja, não qualifica nenhum substantivo.
Questão 5 – Letra D. A palavra ‘encarecidamente’ é um advérbio de modo.
Questão 6 – Letra D. A alternativa D apresenta um artigo definido ‘a’ e um artigo indefinido ‘um’, respectivamente.
Questão 7 – Letra A.
Questão 8 – Letra C. O artigo definido “O” substantiva a palavra “cantar” e equivale a “O canto”.
EXERCÍCIOS – Parte II
1- Observe as palavras:
I. Tristemente II. Muito III. Abaixo IV. Amanhã V. Certamente
Classificam-se, respectivamente, como:
a) advérbios de modo, intensidade, lugar, tempo e afirmação.
b) advérbios de modo, tempo, intensidade, afirmação e negação.
c) advérbios de intensidade, tempo, lugar, modo e afirmação.
d) advérbios de tempo, lugar, modo, afirmação e dúvida.
e) advérbios de tempo, afirmação, lugar, modo e intensidade.
2- Classifique os advérbios sublinhados:
a) Não saiu de casa naquela tarde.
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b) Fui bem na prova.
_________________________________________
c) Sim, posso ir com você.
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d) Amanhã, levarei os livros.
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e) Minha casa é ali.
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3-“Dicas para acelerar sem perder o ritmo”. Nessa frase, os dois conectivos sublinhados indicam, respectivamente:
a) direção e negação;
b) comparação e ausência;
c) finalidade e concessão;
d) modo e condição;
e) movimento e modo.
GABARITO
1- A
2- a) Advérbio de negação; b) Advérbio de modo; c) Advérbio de afirmação; d) Advérbio de tempo; e) Advérbio de lugar;
3- C