Shirley Maria – Língua Portuguesa

CLASSES GRAMATICAIS

As classes de palavras ou classes gramaticais são dez: 

 

Classes variáveis e invariáveis

As dez classes gramaticais ou também chamadas de classes morfológicas ou classes de palavras ainda são divididas em dois grupos: as variáveis e invariáveis.

As classes variáveis podem ser flexionadas, ou seja, as palavras dessas classes aceitam sofrer alterações de acordo com plural e singular, masculino e feminino, isto é, variam em gênero, número ou grau. São elas:  

Substantivo: É a palavra que nomeia os seres em geral, desde objetos, fenômenos, lugares, qualidades, ações, dentre outros. Exemplos: Ana, Brasil, beleza.

Flexões: Gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (aumentativo e diminutivo).

Verbo: É a palavra que indica ações, estado ou fenômeno da natureza. Exemplos: existir, sou, chovendo.

Flexões: Pessoa (primeira, segunda e terceira), número (singular e plural), tempo (presente, pretérito (passado) e futuro), modo (indicativo, subjuntivo e imperativo) e voz (ativa, passiva e reflexiva).

Adjetivo: É a palavra que caracteriza, atribui qualidades aos substantivos. Exemplos: feliz, superinteressante, amável.

Flexões: Gênero (uniforme* e biforme**), número (simples e composto) e grau (comparativo e superlativo).

* São aqueles que apresentam uma única forma, que serve tanto para o masculino quanto para o feminino (a criança, por exemplo).

** São aqueles que apresentam duas formas, uma para o masculino e outra para o feminino (gato-gata).

Pronome: É a palavra que substitui ou acompanha o substantivo, indicando a relação das pessoas do discurso.

Exemplos: eu, contigo, aquele. Flexões: Gênero, número e pessoa (1ª, 2ª, 3ª).

Artigo: É a palavra que antecede o substantivo. Exemplos: o, os, a, as, um, uns, uma, umas. Flexões: Gênero e número.

Numeral: É a palavra que indica a posição ou o número de elementos. Exemplos: um, primeiro, dezena.

Flexões: Os numerais cardinais que variam em gênero são um/umadois/duas e os que indicam centenas – duzentos/duzentas; trezentos/trezentas; quatrocentos/quatrocentas etc. Os cardinais como milhão, bilhão variam em número: milhões, bilhões. Os demais cardinais são invariáveis. Já os numerais ordinais variam em gênero e número: primeiro(s), primeira(s).

     

Já as classes advérbio, conjunção, interjeição e preposição são classes invariáveis, pois elas não aceitam nenhuma alteração, permanecem iguais, independente se estão sendo usadas no plural, singular, masculino ou feminino. 

Preposição: É a palavra que liga dois elementos da oração. Exemplos: a, após, para.

Conjunção: Além da preposição, há outra palavra que, na frase, é usada como elemento de ligação: a conjunção. Por exemplo: A menina segurou a boneca e mostrou quando viu as amiguinhas.

Deste exemplo, podem ser retiradas três informações: 1) segurou a boneca; 2) a menina mostrou; 3) viu as amiguinhas.

Cada informação está estruturada em torno de um verbo: segurou, mostrou, viu. Assim, há nessa frase três orações:

1ª oração: A menina segurou a boneca

2ª oração: e mostrou

3ª oração: quando viu as amiguinhas.

A segunda oração liga-se à primeira por meio do “e“; e a terceira oração liga-se à segunda por meio do “quando“. As palavras “e” e “quando” ligam, portanto, orações. As conjunções são, deste modo, conectivos.

As conjunções são classificadas de acordo com o tipo de relação que estabelecem. As conjunções que relacionam orações independentes ou sintaticamente equivalentes são chamadas de conjunções coordenativas. Já, as conjunções que relacionam orações dependentes, ou seja, que ligam a oração principal a uma oração que lhe é subordinada são chamadas de conjunções subordinativas.

Observe:

O professor explicou o conteúdo e os alunos fizeram os exercícios.

e: conjunção coordenativa – liga orações independentes.

Se o professor explicar o conteúdo, os alunos poderão resolver os exercícios.

Se: conjunção subordinativa – liga orações dependentes.

Interjeição: É a palavra que exprime emoções e sentimentos. Exemplos: Olá! Viva! Psiu!

Advérbio: É a palavra que modifica o verbo, o adjetivo ou outro advérbio, exprimindo circunstâncias de tempo, modo, intensidade, entre outras. Exemplos: melhor, demais, ali. Embora seja considerado invariável porque não sofre flexão de gênero e número, alguns advérbios apresentam flexões de grau: comparativo (exemplo: de igualdade: tão + advérbio + quanto (= como) – Renato fala tão alto quanto João.)  e superlativo (exemplo: sintético: formado com sufixos – Renato fala altíssimo.). 

EXERCÍCIOS – Parte I

Questão 1

Indique a que classe de palavras pertencem as palavras em negrito.

  1. As meninas são tão corajosas quanto os meninos.
  2. Coragem!
  3. Falta a coragem
  4. Com seus trinta anos já era para ter juízo.
  5. Há uns anos não sabia o que fazer da vida.
  6. Fazer o bem sem olhar a quem.
  7. Os trabalhos ficaram muito bem feitos.
  8. Fui bem na prova.
  9. Ainda bem!
  10. Queremos encomendas a dobrar.
  11. Fiz o dobro do trabalho e não adiantou.
  12. Aqueles sim são clientes.
  13. Perante seu discurso senti-me motivado.
  14. Estou motivado porque o palestrante transmitiu motivação.

Questão 2

Das classes de palavra abaixo, as invariáveis são:

a) interjeição – advérbio – pronome possessivo.
b) numeral – substantivo – conjunção.
c) artigo – pronome demonstrativo – substantivo.
d) adjetivo – preposição – advérbio.
e) conjunção – interjeição – preposição.

Questão 3

Assinale a frase cujas palavras sublinhadas sejam substantivo e pronome, respectivamente:

a) A lata de doce é dele.

b) A Inglaterra é um país muito bonito.

c) Fale sobre tudo o que lhe perguntar.

d) As pessoas estão inconformadas.

e) Os refugiados não queriam sair do alojamento.

Questão 4

As expressões sublinhadas correspondem a um adjetivo, exceto em:

a) João Fanhoso anda amanhecendo sem entusiasmo.

b) Demorava-se de propósito naquele complicado banho.

c) Os bichos da terra fugiam em desabalada carreira.

d) Noite fechada sobre aqueles ermos perdidos da caatinga sem fim.

e) E ainda me vem com essa conversa de homem da roça.

Questão 5

A palavra ‘encarecidamente’ pertence à classe dos(as):

a) Substantivos

b) Verbos

c) Adjetivos

d) Advérbios

e) Artigos

Questão 6

Marque a alternativa em que haja um artigo definido e um artigo indefinido, respectivamente:

a) Roberta é a melhor aluna dessa classe.

b) Gostaria de comprar um celular novo e a sandália daquela loja.

c) Uma boa noite de sono é a melhor maneira de evitar o estresse.

d) A casa que comprei é um pouco antiga.

e) Nenhuma das alternativas anteriores.

Questão 7

Em “Tem bocas que murmuram preces…”, a sequência morfológica é:

a) verbo-substantivo-pronome relativo-verbo-substantivo.
b) verbo-substantivo-conjunção integrante-verbo-substantivo.
c) verbo-substantivo-conjunção coordenativa-verbo-adjetivo.
d) verbo-adjetivo-pronome indefinido-verbo-substantivo.
e) verbo-advérbio-pronome relativo-verbo-substantivo.

Questão 8

Marque o item em que a análise morfológica da palavra sublinhada não está correta:

a) Ele dirige perigosamente – (advérbio).
b) Nada foi feito para resolver a questão – (pronome indefinido).
c) O cantar dos pássaros alegra as manhãs – (verbo).
d) A metade da classe já chegou – (numeral).
e) Os jovens gostam de cantar música moderna – (verbo).

GABARITO

Questão 1

  1. Adjetivo  2. Interjeição  3. Substantivo  4. Pronome  5. Artigo  6. Substantivo  7. Adjetivo  8. Advérbio

9.  interjeição  10. Verbo  11. Numeral  12. Substantivo  13. Preposição  14. Conjunção

Questão 2: Letra E – Comentário: Palavras invariáveis são aquelas que não se flexionam em gênero, número e grau. Nesse grupo estão os advérbios, as preposições, as conjunções e as interjeições.

Questão 3 – Letra A. A alternativa A é a única que apresenta palavras sublinhadas classificadas como substantivo (lata) e pronome (dele).

Questão 4 – Letra B. Na alternativa B, a expressão ‘de propósito’ é formada por uma preposição e um substantivo com função de advérbio (relacionada ao verbo ‘demorar’), indicando a forma (proposital) como ocorria a demora no banheiro, ou seja, não qualifica nenhum substantivo.

Questão 5 – Letra D. A palavra ‘encarecidamente’ é um advérbio de modo.

Questão 6 – Letra D. A alternativa D apresenta um artigo definido ‘a’ e um artigo indefinido ‘um’, respectivamente.

Questão 7 – Letra A.

Questão 8 – Letra C. O artigo definido “O” substantiva a palavra “cantar” e equivale a “O canto”.

EXERCÍCIOS – Parte II

1- Observe as palavras:

I. Tristemente   II. Muito   III. Abaixo   IV. Amanhã   V. Certamente

Classificam-se, respectivamente, como:

a) advérbios de modo, intensidade, lugar, tempo e afirmação.

b) advérbios de modo, tempo, intensidade, afirmação e negação.

c) advérbios de intensidade, tempo, lugar, modo e afirmação.

d) advérbios de tempo, lugar, modo, afirmação e dúvida.

e) advérbios de tempo, afirmação, lugar, modo e intensidade.

2- Classifique os advérbios sublinhados:

a) Não saiu de casa naquela tarde.

_________________________________________

b)  Fui bem na prova.

_________________________________________

c) Sim, posso ir com você.

_________________________________________

d) Amanhã, levarei os livros.

_________________________________________

e) Minha casa é ali.

_________________________________________

3-“Dicas para acelerar sem perder o ritmo”. Nessa frase, os dois conectivos sublinhados indicam, respectivamente:

a) direção e negação;
b) comparação e ausência;
c) finalidade e concessão;

d) modo e condição;
e) movimento e modo.

GABARITO

1- A

2- a) Advérbio de negação; b) Advérbio de modo; c) Advérbio de afirmação; d) Advérbio de tempo; e) Advérbio de lugar;    

3- C