Shirley Maria – Língua Portuguesa

Descrição

Descrever significar expor, contar minuciosamente como algo, um lugar ou alguém é. Para tanto, a adjetivação é fundamental para apontar detalhes e características.

Mantém-se na descrição apenas um tempo verbal – pretérito, presente ou futuro -, o que pode ser denominado tempo estático.

 Exemplos:

Auto-retrato

“Eu sou um menino maior que muitos e menor que outros. Na cabeça tenho cabelo que mamãe manda cortar muito mais do que eu gosto e, na boca, muitos dentes, que doem. Estou sempre maior que a roupa, por mais que a roupa do mês passado fosse muito grande. Só gosto de comer o que a mãe não me quer dar e ela só gosta de me dar o que eu detesto. Em matéria de brincadeiras as que eu gosto mais são as perversas, mas essa minha irmãzinha grita muito.” (Millôr Fernandes)

“Chegando à rua, arrependi-me de ter saído. A baronesa era uma das pessoas que mais desconfiavam de nós. Cinqüenta e cinco anos, que pareciam quarenta, macia, risonha, vestígios de beleza, porte elegante e maneiras finas. Não falava muito nem sempre; possuía a grande arte de escutar os outros, espiando-os; reclinava-se então na cadeira, desembainhava um olhar afiado e comprido, e deixava-se estar. Os outros, não sabendo o que era, falavam, olhavam, gesticulavam, ao tempo em que ela olhava só, ora fixa, ora móbil, levando a astúcia ao ponto de olhar ás vezes para dentro de si, porque deixava cair as pálpebras; mas, como as pestanas eram rótulas, o olhar continuava o seu ofício, remexendo a alma e a vida dos outros.”  (Machado de Assis)

Esquema para descrição de pessoa

Introdução – 1º Parágrafo

Apresentação da impressão inicial que se tem da pessoa a ser descrita. Aspectos físicos e psicológicos.

Desenvolvimento – 2º ParágrafoAnálise de detalhes físicos (rosto).
Desenvolvimento – 3º Parágrafo

Análise de detalhes físicos (corpo) e/ou psicológicos.

Conclusão – 4º Parágrafo

Impressão final. Pode ou não confirmar a introdução.

Esquema para descrição de ambiente

Introdução – 1º Parágrafo

Apresentação do local a ser descrito. Impressão que se tem do ambiente.
Desenvolvimento – 2º ParágrafoAnálise de detalhes à frente e laterais.
Desenvolvimento – 3º Parágrafo

Análise de detalhes atrás, embaixo e acima.

Conclusão – 4º Parágrafo

Impressão final. Pode ou não confirmar a introdução.