Shirley Maria – Língua Portuguesa

O culote da “D”

 A “D”, minha colega do balé, é igual à Ana Botafogo: tem postura clássica e aquele corpinho básico de bailarina. Entretanto, outro dia, ela perguntou à nossa professora – a “Re”: “como elimino meu culote?” Todas nos entreolhamos e perguntamos: que culote? Ela apontava-nos: aqui! Acho que nem com lupa o veríamos.

Se ela tem culote como, então, denomina àqueles “gomos” que, obviamente, retratam as calças largas na parte de cima e justas na parte de baixo para montaria? Esse pensamento dá uma vontade louca de prender a respiração para que o culote – de fato – se retraía um pouquinho, pois somente com muitos en dehors, dieta e malhação na barra, o “danado” irá sumir (espera-se!).

Para piorar – ou tornar mais trágica – a situação, a “Re” disse-nos que ouviu uma entrevista que apresentava a nova barriga: negativa. De tanquinho passamos à negativa? O que isso significa? Em vez dos gominhos do músculo, agora, o visual de consumo é abdômen liso, quase para dentro – a la Gisele Bündchen.

Dizem que a notícia boa é que é mais “simples” ter a barriga lisa que a de tanquinho. Isso porque perder gordura é mais “fácil” que ganhar massa muscular. É muito mais tranquilo mesmo: beba somente água, não coma alface (nessa altura do campeonato deve estar proibida mesmo), troque a refeição por um shake diet (ou uma barrinha), malhe loucamente com um body designer e viva apenas para cultuar o corpo! Very easy!

Como saí do culote para a barriga negativa mesmo? Ah! Vejam que loucura: gominhos no abdômen eram objeto de desejo, agora, não (pelo menos para os adeptos dos hits da moda). Conclusão: abaixo gomos e gominhos (xiii, perdeu mulher melancia!)

E por falar em moda, bom mesmo é pensar que esta palavrinha (culottes) pode ter outro uso: descrever uma saia dividida, mas que, na verdade, é uma calça – usada na Era Vitoriana (século XIX) para passeios a cavalo – que proporcionava às mulheres mais conforto na sela. De fato, acho que proporcionava alívio: não apertava o culote! De qualquer forma, como sinônimo de gomos (culote), está definitivamente proibida pelo culto do corpo sarado negativo! Será que ainda podemos usar “sarado”? Mas podemos usar os culottes – são chiques e permitidos! (Pelo menos por enquanto.)